Overblog
Editer la page Suivre ce blog Administration + Créer mon blog

Profil

  • ASSOCIATION DES GAUVIN D'EUROPE
  •  L’association des Gauvin d’Europe a pour motivation principale la recherche généalogique et la centralisation des recherches généalogiques effectuées sur les différentes familles Gauvin pour leur mise à disposition de ses adhérents.
  • L’association des Gauvin d’Europe a pour motivation principale la recherche généalogique et la centralisation des recherches généalogiques effectuées sur les différentes familles Gauvin pour leur mise à disposition de ses adhérents.

MOT DU PRÉSIDENT

Texte Libre

Archives

/ / /

 

 

  Tudo começou em Junho de 2000 ! Os nossos parentes ( cousins) da América enviaram-nos um e-mail ( em Inglês) que lhes fizera chegar um senhor de nome Galvão residente em Brasília, no Brasil, de origem francesa por parte de sua mãe, que pedia informações acerca da nossa Associação e com o fim de a vir a integrar ? Entretanto, no seu correio electrónico, este Senhor Galvão especificava muito claramente que:
GAL=GAU…VÃO=VIN ( the same portuguèse pronunciation) .


  Para nós, um pedido desta natureza não podia passar despercebido. Compreendemos
imediatamente toda a sua importância. No caso de se confirmar, significaria a entrada desta escritura nas diferentes ortografias dos Gauvin e a abertura da nossa Associação em relação a Portugal.

 

  
A similitude dos nomes era flagrante. Mas mesmo assim, quisemos autenticá-los. Para isso tivemos de pesquisar durante seis meses e, acabámos por obter provas irrecusáveis.



O Senhor Jean Markale, escritor, poeta, recitador, conferencista, professor de letras, estudioso em literatura medieval e Celta, escreveu-nos o seguinte:

 


« O nome GALVÃO (pronunciado Galvano) em português, deriva, naturalmente do latim « Galvanus », encontrado em vários manuscritos da Idade Média, com a sua variante « Galvagnus », inscrito na pedra da “ Archivolt” da Catedral de Modene em Itália, em que está relatado o rapto e libertação, por Gauvain, da mulher de Artur. Por todas estas razões, o pedido de esclarecimento do Senhor Galvão parece-me perfeitamente legítimo.

 





Eu penso sinceramente que o nome original é o de um antigo celta desconhecido, mas que em Galês Médio, resultou em Gualchemai ( Falcão de Maio) e que depois se transformou em Gawain no inglês actual, por contaminação da forma francesa…».

 

  Uma administradora da nossa Associação descobriu, no Centro Cultural de Portugal em Paris um dicionário dos nomes, escrito em Português antigo. Este dicionário, do qual conservamos uma fotocópia da respectiva página, relata sem lugar a dúvida, a presença do Cavaleiro Galvão (Gauvain) entre os cavaleiros da Távola Redonda.

 


 
Assim, a abertura da Associação a Portugal e a Espanha fazia todo o sentido! E tornou-se para nós um desejo ardente de integrar os parentes ( cousins) Galvão no seio da nossa Associação e oficializar esta integração dando-lhe um impulso decisivo.

 

  Em Maio de 2001 organizávamos uma viagem a Portugal.

 

  Enviamos uma carta ao nosso Cônsul Geral de França em Lisboa explicando-lhe este nosso desejo. Muito rapidamente recebemos um convite para nos encontrarmos, no consulado, com uma família de nome Galvão e com a dupla nacionalidade. Foi então organizada uma inesquecível recepção no dia 17 de Maio de 2001 às 18H. em presença da esposa do nosso Cônsul e de pessoal do Consulado. Eu penso que a família Galvão estava tão ansiosa como nós ao aproximar-se este encontro, visto que o lugar onde tudo aconteceu, no recinto da embaixada de França, dava-lhe assim uma solenidade e um aspecto oficial. Os nossos parentes (cousins) portugueses ficaram tão surpreendidos como nós com esta situação inesperada. Foi com muito prazer e alegria que teve lugar um tal encontro, dado que a família Galvão encarou com muita simpatia e entusiasmo a ideia de compartilhar connosco os ideais e fins da nossa Associação. Mais, a maioria de entre eles falavam o francês, simplificando assim, a nossa vasta conversa.o

 

  O concurso do nosso Cônsul foi determinante. A quem agradecemos veementemente.

 

   Desde então, os nossos parentes ( cousins) de Portugal têm-se deslocado várias vezes a França. Em Setembro de 2003 assistiram à nossa Assembleia Geral  em La Rochelle e ao encontro histórico, ao qual participaram igualmente os parentes da América, nas festividades organizadas pelos autarcas e a população de Croix-Châpeau, cerca de La Rochelle e lugar de origem de Jean Gauvin, antepassado dos Gauvin da América.

 

   A eles, o nosso muito obrigado pela sua gentileza e, bem-vindos sejam todos os Galvão à nossa Associação.

 

   Esta abertura directa em relação a Portugal faz prever, para os próximos anos, a chegada desejada de numerosos parentes ( cousins) Portugueses e Brasileiros. Temos toda a conveniência em organizá-la em tempo útil e, isso, está previsto nos nossos estatutos. Uma chegada, por todos desejada, entra muito naturalmente no quadro dos objectivos e projectos da nossa Associação.  

 

Partager cette page
Repost0